Curiosidades sobre o nome UNABOMBER.
19/09/1995 – Os Jornais New York Times e Washington Post publicaram o Manifesto “A Sociedade Industrial e Seu Futuro”, de autoria do até então desconhecido professor universitário norte-americano Theodore Kaczynski. No manifesto o autor trata das consequências da Revolução Industrial e, sobretudo, da Revolução Tecnológica, que trariam, segundo ele, consequências avassaladoras para a sociedade, uma vez que inevitavelmente seriam eliminadas a liberdade e a dignidade humana. Ele utilizou, na época, em um momento posterior, alguns daqueles argumentos para justificar atentados praticados contra pessoas e entidades ligadas às pesquisas tecnológicas.
Nesse período, a então Banda CAOSVERVE se deparou com a coerência dos fundamentos do manifesto e com a força do nome que a imprensa atribuiu aquele desconhecido e então suposto "terrorista". A banda decidiu adotar o signo UNABOMBER, com a ideia de demonstrar que se pode defender boas causas, como as defendidas por Ted Kaczynski, com música pesada e letras que instiguem o senso crítico da sociedade, deixando completamente de lado a utilização de qualquer tipo de violência, como ficou comprovado em sua atuação posteriormente a nossa escolha, pois algum tempo depois Theodore Kaczynski foi identificado, preso e condenado a prisão perpétua pelos atentados que praticou.
Mas os fundamentos daquele manifesto ainda geram uma série de discussões em diversos ambientes acadêmicos. No livro Homo Deus - Companhia Editora das Letras 2016, do escritor Israelense Yuval Noah Harari, por exemplo, fica claro que as previsões apocalípticas de Ted Kaczynski estão longe de consideradas absurdas.